quinta-feira, 20 de junho de 2019

Testemunho de mim para mim - sobre alimentação

O teu corpo alimenta-se porque acredita que assim tem de ser.
Deste-lhe essa instrução desde sempre e por isso ele pede alimento.
Mas existe algo que talvez ainda não saibas ou não estejas tão desperto para - podes viver sem alimento... podes viver com muito menos do que vives!
Pois eu também duvidava e colocava inúmeras questões. A sociedade e a ciência, fizeram-nos acreditar num determinado padrão de existência e por vezes ficamos tão envolvidos nesse registo que nem percebemos que as questões, as dúvidas surgem apenas porque não sabemos...
O processo é o mesmo do julgamento - opinamos de acordo com a ideia que criamos, mas sem fundamentos de verdade, ou sem conhecimento da coisa.

Como já me conhecem, acredito que o que me faz estar em paz é ter percebido o 'meio' - ter percebido que afinal nem sou uma coisa nem outra, sou antes de tudo o que é... tudo o que é identificado e criado pela mente, pela razão.
Naturalmente, ao longo de todo este tempo, com esta consciência o meu corpo lentamente tem vindo a adaptar-se e a escolher ser cada vez mais a sua própria essência - energia... luz!

Mas eu sempre amei comer. E ainda bem. Porque se assim não fosse talvez o processo tivesse acontecido mais rápido e nem tempo teria para o observar e perceber.
Na verdade o que consta no meu registo interno ao nível da consciência é que eu posso TUDO. Ou seja, o segredo é eu saber e sentir que sou livre. É seguir o corpo de acordo com os novos dados que vão sendo introduzidos.
Para ser mais rápido vou enumerar as fases (as minhas fases - as tuas poderão ser diferentes):
» Despertar (33 anos - 2007)
» 7 anos em 'estudo' de mim mesmo - desenvolvendo a meditação e descobrindo os meandros cada vez mais complexos e simples da existência
» Meditação diária, durante 7 anos obriga-te a estares contigo e a seres verdade
» No 2º ano de entrega ao que sou comecei a perceber que não precisava de carne e que comê-la era apenas uma crença. Além de que, lembrava-me sempre dos olhos amorosos da vaca e do porco e da galinha... (serei sempre grato a ti Isabel Costa por teres aparecido nesta altura na minha vida e me teres instruído através do teu exemplo, na área da alimentação)
» Depois percebi que o meu corpo de vez em quando pedia carne - e começou a ser um jogo com a ligação à carne - parece que o corpo pedia eu satisfazia a vontade, mas no final e a cada vez que o fazia sentia que aquilo já não era eu - ou seja, fui realizando o processo de desapego naturalmente.
Hoje, e apesar de não comer carne, sei que se me apetecer posso fazê-lo. Mas também sei que só estarei a intensificar este desapego...
» O leite deixou de fazer parte da minha alimentação. Simplesmente foi desaparecendo. Como se o meu corpo me dissesse, de acordo com a consciência que alcancei - não precisas disso já és crescido!
» 2012 - comecei a realizar retiros no Monte da Fonte - sempre a caminhar em mim e para mim - na verdade sempre assim foi, esta história de fazermos pelos outros só acontece até ao despertar - depois do despertar percebemos que afinal os 'outros' somos nós e desde então começamos a fazer apenas por nós - a ser o exemplo e quem quiser estar por perto estará - desde o início que assim foi!

Para descansar na consciência que alcancei aos 33 anos, percebi que chegaria a altura em que estaria em registo laboratorial com aqueles que ressoam mais forte com a minha existência. Um comprovar de que tudo estava 'alinhado'. Onde a meditação, o silêncio, a alimentação e a consciência mais pura são uma só. E desde então que, na prática, na vivência, tudo ganha outro sabor e outra intensidade.
Se antes acedia aos meandros do subconsciente, agora descanso nisso.

» Aos 40 anos (o ano passado) - fechei o ciclo de estágio em mim mesmo - culminou com a visita a Assis. Mais perfeito não poderia ser - fechar 7 anos de existência desperta numa das minhas moradas ancestrais.
Este ano - em Maio - tal como em 2007 quando despertei - fui para Cuba exactamente 22 dias - nada planeado, tudo em fluidez natural.

Durante todo este tempo, tenho observado muito o meu corpo e sei que faz tempo que ele parece ter acordado de um sono profundo.
Um dia experimento a presença do mecanismo que estimula a procura do alimento - algo muito interno, ao nível da consciência - e se o corpo me pedia alimento naquele momento, percebi que poderia driblar essa instrução e ele simplesmente parava de pedir...
E aqui comecei a virar-me mais para a alimentação, uma vez que toda a restante estrutura já estava em descanso e solidificada. Daí ter começado a surgir os retiros de silêncio com alimentação prânica - que ao fim ao cabo são passos que estamos a dar para um dia experimentar viver da luz e ser totalmente livres.
Mas tal como aconteceu comigo, o meu 'programa' para viver da luz será muito coerente com toda a minha experiência. Não seguirei nada já existente, como nunca o fiz - apenas seguirei o meu corpo. E será isso que terás com a minha presença - a lembrança de que deves seguir apenas o teu corpo.
Portanto, se queres embarcar nesta 'loucura' saudável e purificadora do corpo, a semana no final de Agosto é crucial como 'estágio' - uma espécie de preparação para o próximo retiro de 21 dias que acontecerá antes do final do ano.
Mas lembra-te tudo é o que é - nada de forçares seja o que for - seguirás sempre o teu ritmo.

O meu dia a dia agora:
» Bebo um ou dois copos de água morna com umas gotas e limão assim que me levanto
» Vou para o meu cantinho onde faço flexões, abominais, ceushi e termino - depois de cansar o corpinho - com uma meditação.
» Depois vou visitar a cozinha e bebo sumo de laranja ou sumo de outra fruta qualquer - o meu corpo prefere a laranja por enquanto.

Da parte da manhã estou a passar apenas com fruta. Almoço algo leve - género pequeno almoço. Janto sumo ou salada.
De vez em quando, quando sinto - e isso é quando se sente, não quando a mente deseja - bebo apenas a água e fico até sentir que é altura de comer uma fruta, bebendo sempre água entretanto.

Acredito que assim desenvolverei um processo mais coerente e mais saudável e verdadeiro com a existência.

21 de Julho de 2015
Abraço-te  Dia feliz

Joaquim Caeiro

Sem comentários: